sexta-feira, 21 de junho de 2013

Situação de aprendizagem sobre o texto Avestruz

Esta situação de aprendizagem foi feita a partir da compilação de atividades executadas pelas componentes do blog em atividades presenciais, para o curso Melhor Gestão Melhor, Melhor Ensino - Formação de Professores de língua Portuguesa

OBJETIVO

¨  Desenvolver e ampliar a capacidade leitora
¨  Público alvo: Alunos do 6º ano

CAPACIDADE DE DECODIFICAÇÃO

¨  Roda de Leitura
¨  Leitura em voz alta

ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTO DE MUNDO; ANTECIPAÇÃO OU PREDIÇÃO

¨  Já leram uma crônica?
¨  O que é um cronista?
¨  Conhecem o cronista Mário Prata.
¨  O que se espera a partir do título?
¨  O que é um avestruz?
¨  Quais são as suas características?
¨  Você tem um bicho de estimação?
¨  Ele compatível com o tamanho de sua casa ou
           ao convívio direto?

CHECAGEM DE HIPÓTESE

¨  Como seria morar em um apartamento e ter um avestruz como animal de estimação?



LEITURA COMPARTILHADA


INFORMAÇÕES SOBRE O GÊNERO TEXTUAL


O texto lido é uma crônica e as características desse gênero textual são:
               
v  Tem por base fatos que acontecem no nosso cotidiano; 
v  Estão presentes nos jornais, revistas e livros;
v  Leitura envolvente, pois utiliza a primeira pessoa e aproxima o autor de quem lê;

Características da cônica

v  Texto curto;
v  Linguagem simples (coloquial);
v  Sátira, Ironia, exposição dos sentimentos e reflexão sobre o que se fala estão sempre presentes;
v  Descrevem fatos do cotidiano.

Localização de Informações no corpo do texto

  1. O narrador compara o avestruz com outros animais.  Que animais são estes?
  2. O que o narrador pensa a respeito do avestruz
  3. Identifique no texto:
3.1 Personagem
3.2 Foco narrativo
3.3 Tempo
3.4 espaço

 4. Por que o menino muda de ideia aos saber dos hábitos alimentares da avestruz?
5. Encontre no texto duas características do gênero crônica.


APRECIAÇÃO E RÉPLICA


¨  O que a mãe achou da ideia de seu filho em ter um avestruz como animal de estimação?
¨  Qual dos argumentos utilizados pelo narrador convenceu o garoto?


APRECIAÇÃO ESTÉTICA





DIÁLOGO COM OUTRAS MÍDIAS

Reportagem: criação de avestruz, disponível em

COMPARANDO GÊNEROS

Comente a linguagem usada no texto de Mário Prata e a linguagem da reportagem Criação de Avestruz.

PRODUÇÃO TEXTUAL

¨  Mantendo o tema utilizado pelo autor Mario Prata em seu texto Avestruz, produzam, em dupla, uma crônica sobre o desejo de possuir uma animal de estimação que, por algum motivo, não seja adequado ao convívio direto.

¨  Dê um título ao seu texto.


COMPARTILHAR TRABALHOS

AVALIAÇÃO

¨  Processual
¨  Autoavaliação
¨  Formativa


Bibliografia

PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/ 6º ano,  vol. 2 Caderno aluno p. 9 Caderno do Professor p. 18                    
                                                                                                               
Proposta Curricular – Ensino Médio / Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) – Cenp – SEE- SP
1981-1999

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Disponível emhttp://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Frame/Component/CoursePlayer?enrollmentid=529245 - acesso em 21.06.13

VOLARINHO, Sabrina. Disponível em





Nenhum comentário:

Postar um comentário