Esta situação de aprendizagem foi feita a partir da compilação de atividades executadas pelas componentes do blog em atividades presenciais, para o curso Melhor Gestão Melhor, Melhor Ensino - Formação de Professores de língua Portuguesa
OBJETIVO
¨ Desenvolver
e ampliar a capacidade leitora
¨ Público
alvo: Alunos do 6º ano
CAPACIDADE DE DECODIFICAÇÃO
¨ Roda
de Leitura
¨ Leitura
em voz alta
ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTO DE MUNDO; ANTECIPAÇÃO OU PREDIÇÃO
¨ Já
leram uma crônica?
¨ O
que é um cronista?
¨ Conhecem
o cronista Mário Prata.
¨ O
que se espera a partir do título?
¨ O
que é um avestruz?
¨ Quais
são as suas características?
¨ Você
tem um bicho de estimação?
¨ Ele
compatível com o tamanho de sua casa ou
ao
convívio direto?
CHECAGEM DE HIPÓTESE
¨ Como
seria morar em um apartamento e ter um avestruz como animal de estimação?
LEITURA COMPARTILHADA
INFORMAÇÕES SOBRE O GÊNERO TEXTUAL
O
texto lido é uma crônica e as características desse gênero textual são:
v Tem
por base fatos que acontecem no nosso cotidiano;
v Estão
presentes nos jornais, revistas e livros;
v Leitura
envolvente, pois utiliza a primeira pessoa e aproxima o autor de quem lê;
Características da cônica
v Texto
curto;
v Linguagem
simples (coloquial);
v Sátira,
Ironia, exposição dos sentimentos e reflexão sobre o que se fala estão sempre
presentes;
v Descrevem
fatos do cotidiano.
Localização de Informações no corpo do texto
- O narrador compara o avestruz com outros animais. Que animais são estes?
- O que o narrador pensa a respeito do avestruz
- Identifique no texto:
3.1 Personagem
3.2 Foco narrativo
3.3 Tempo
3.4 espaço
4.
Por que o menino muda de ideia aos saber dos hábitos
alimentares da avestruz?
5.
Encontre no texto duas características do gênero crônica.
APRECIAÇÃO E RÉPLICA
¨ O
que a mãe achou da ideia de seu filho em ter um avestruz como animal de
estimação?
¨ Qual
dos argumentos utilizados pelo narrador convenceu o garoto?
APRECIAÇÃO ESTÉTICA
DIÁLOGO COM OUTRAS MÍDIAS
Reportagem: criação de avestruz, disponível em
COMPARANDO GÊNEROS
Comente a linguagem
usada no texto de Mário Prata e a linguagem da reportagem Criação de Avestruz.
PRODUÇÃO TEXTUAL
¨ Mantendo o tema utilizado pelo autor Mario
Prata em seu texto Avestruz, produzam, em dupla, uma crônica sobre o desejo de
possuir uma animal de estimação que, por algum motivo, não seja adequado ao
convívio direto.
¨ Dê um título ao seu texto.
COMPARTILHAR TRABALHOS
AVALIAÇÃO
¨ Processual
¨ Autoavaliação
¨ Formativa
Bibliografia
PRATA, Mário.
Avestruz. 5ª série/ 6º ano, vol. 2 Caderno aluno p. 9
Caderno do Professor p. 18
Proposta Curricular –
Ensino Médio / Ensino Fundamental (5ª a 8ª
séries) – Cenp – SEE- SP
1981-1999
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Disponível emhttp://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Frame/Component/CoursePlayer?enrollmentid=529245 - acesso em 21.06.13
VOLARINHO, Sabrina.
Disponível em
http://www.brasilescola.com/redacao/cronica.htm - acesso em 10.06.13
Nenhum comentário:
Postar um comentário