sexta-feira, 21 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem : "Pausa"

Esta situação de aprendizagem foi feita a partir da compilação de atividades executadas pelas componentes do blog em atividades presenciais, para o curso Melhor Gestão, Melhor Ensino – Formação de Professores de Língua Portuguesa.


Pausa  

                                                                                                                              Moacyr Scliar


Objetivo

  • Estabelecer  estratégias de leitura que promovam o desenvolvimento de habilidades leitoras.
  • Tempo Previsto: 8 aulas                     
  • Série/Ano: 8º/ 9º

Competências e habilidades

  • Conhecer  o gênero conto e suas características.
  • Reconhecer os elementos da narrativa.
  • Identificar a finalidade de um texto.
  • Inferir informações pressupostas ou subentendidas.
  • Localizar informações explícitas e implícitas no texto.
  • Comparar, relacionar textos com o mesmo tema, buscando semelhanças e/ou diferenças quanto às ideias e a forma. 

Estratégias

  • Estratégias de pré-leitura.
  • Leitura compartilhada.
  • Leitura de imagens.
  • Exposição a situações de discussão coletiva (roda de conversa, debate).
  • Uso de outros textos que remetem o conceito do texto trabalhado: Música “Você não está com nada” de Caetano Veloso
  • Construir o sentido global do texto,
  • Pesquisar informações em diferentes fontes.
  • Debater tema proposto pelo texto
  • Desenvolver habilidades de comunicação, opinião e argumentação orais.

Recursos

  • Cópias dos  textos:
  • “Pausa”
  • “Você não está com nada”
  • Dicionário
  • Imagens
  • Internet
  • Datashow

Conteúdo abordado

  • As características do conto
  • Estrutura
  • Elementos da tipologia narrativa
  • Sutilezas  e Subjetividades do gênero
  • competências
  • Leitura
  • Inferências do tema ou o assunto principal, com base na localização de informações implícitas
  • no texto;
  • Identificar as características do gênero conto

Avaliação

  • Processual :
  • Se dará por meio de observação da participação, inferência, relatos dos alunos, posicionamento e argumentação.

Pré-leitura

  • O que este símbolo quer dizer?

Fig. 1




  • Vocês sabem o que é estangeirismo?

Fig. 2



Estrangeirismo é o emprego de palavra ou frase estrangeira e o emprego de palavras ou frases da língua inglesa chama-se anglicismo.
Costumamos usar a palavra “pause” em vez de pausa devido a esse fenômeno.

Linguagem visual


Observe as seguintes imagens  e explique a que tipo de pausa a imagem remetem:


Fig.3



Fig. 4



Fig. 5



Fig. 6




Fig. 7







E essa frase o que quer dizer?

Fig.8





Capacidade de compreensão

  • O que se espera de um texto com o título “PAUSA”?
  • Vocês já leram algum texto do gênero Conto?
  • Conhecem o autor Moacyr Scliar?

Apresentações

  • Do livro
  • Do autor Moacyr Scliar

Capacidade de decodificação

  • Roda de Leitura
  • Leitura compartilhada

Discussão

  • Gostou do texto?
  • O texto correspondeu às expectativa causadas pelo título?
  • O que levava a personagem Samuel a sair todos os domingos pela manhã para dormir em um hotel e se identificar como Isidoro?

2º texto 

Apresentação da música “você não está com nada” de Caetano Veloso.

COMPARANDO GÊNEROS

  • Quais são as semelhanças e diferenças de abordagem do tema  entre os gêneros textuais?
  • De qual você mais gostou? Por quê?
  • Quais são os elementos que chamam mais atenção?
  • Existe intertextualidade entre eles? Como ela é estabelecida?
  • Os dois textos abordam a tentativa de  fuga do cotidiano dos problemas e crises existenciais.
  • Qual a relação que podemos fazer com o nosso dia a dia? Como as pessoas costumam fugir dos problemas ou de sua rotina.
  • Qual a intencionalidade do autor ao colocar o título “Pausa”?

Bibliografia

SCLIAR, Moacyr em BOSI, Alfredo (org). Pausa. Disponível em http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Resource/413029,A6/Assets/linguaportuguesa/materialep/texto_pausa.pdf . Acesso em 21.06.13

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Disponível em http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Resource/404291,35B/Assets/linguaportuguesa/pdf/rojo.pdf . Acesso em 22.06.13






Nenhum comentário:

Postar um comentário