Esta situação de aprendizagem foi feita a partir da compilação de atividades executadas pelas componentes do blog em atividades presenciais, para o curso Melhor Gestão, Melhor Ensino – Formação de Professores de Língua Portuguesa.
Pausa
Moacyr Scliar
Objetivo
- Estabelecer estratégias de leitura que promovam o desenvolvimento de habilidades leitoras.
- Tempo Previsto: 8 aulas
- Série/Ano: 8º/ 9º
Competências e habilidades
- Conhecer o gênero conto e suas características.
- Reconhecer os elementos da narrativa.
- Identificar a finalidade de um texto.
- Inferir informações pressupostas ou subentendidas.
- Localizar informações explícitas e implícitas no texto.
- Comparar, relacionar textos com o mesmo tema, buscando semelhanças e/ou diferenças quanto às ideias e a forma.
Estratégias
- Estratégias de pré-leitura.
- Leitura compartilhada.
- Leitura de imagens.
- Exposição a situações de discussão coletiva (roda de conversa, debate).
- Uso de outros textos que remetem o conceito do texto trabalhado: Música “Você não está com nada” de Caetano Veloso
- Construir o sentido global do texto,
- Pesquisar informações em diferentes fontes.
- Debater tema proposto pelo texto
- Desenvolver habilidades de comunicação, opinião e argumentação orais.
Recursos
- Cópias dos textos:
- “Pausa”
- “Você não está com nada”
- Dicionário
- Imagens
- Internet
- Datashow
Conteúdo abordado
- As características do conto
- Estrutura
- Elementos da tipologia narrativa
- Sutilezas e Subjetividades do gênero
- competências
- Leitura
- Inferências do tema ou o assunto principal, com base na localização de informações implícitas
- no texto;
- Identificar as características do gênero conto
Avaliação
- Processual :
- Se dará por meio de observação da participação, inferência, relatos dos alunos, posicionamento e argumentação.
Pré-leitura
- O que este símbolo quer dizer?
Fig. 1
- Vocês sabem o que é estangeirismo?
Fig. 2
Estrangeirismo é o emprego de palavra ou frase estrangeira e o emprego de palavras ou frases da língua inglesa chama-se
anglicismo.
Costumamos usar a palavra “pause” em vez de pausa devido a
esse fenômeno.
Linguagem visual
Observe as seguintes imagens e explique a que tipo de pausa a imagem remetem:
Fig.3
Fig. 4
Fig. 5
Fig. 6
Fig. 7
E essa frase o que quer dizer?
Fig.8
Capacidade de compreensão
- O que se espera de um texto com o título “PAUSA”?
- Vocês já leram algum texto do gênero Conto?
- Conhecem o autor Moacyr Scliar?
Apresentações
- Do livro
- Do autor Moacyr Scliar
Capacidade de decodificação
- Roda de Leitura
- Leitura compartilhada
Discussão
- Gostou do texto?
- O texto correspondeu às expectativa causadas pelo título?
- O que levava a personagem Samuel a sair todos os domingos pela manhã para dormir em um hotel e se identificar como Isidoro?
2º texto
Apresentação da música “você não está com nada” de Caetano
Veloso.
COMPARANDO GÊNEROS
- Quais são as semelhanças e diferenças de abordagem do tema entre os gêneros textuais?
- De qual você mais gostou? Por quê?
- Quais são os elementos que chamam mais atenção?
- Existe intertextualidade entre eles? Como ela é estabelecida?
- Os dois textos abordam a tentativa de fuga do cotidiano dos problemas e crises existenciais.
- Qual a relação que podemos fazer com o nosso dia a dia? Como as pessoas costumam fugir dos problemas ou de sua rotina.
- Qual a intencionalidade do autor ao colocar o título “Pausa”?
Bibliografia
SCLIAR, Moacyr em BOSI, Alfredo (org). Pausa. Disponível em http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Resource/413029,A6/Assets/linguaportuguesa/materialep/texto_pausa.pdf . Acesso em 21.06.13
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Disponível em http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Resource/404291,35B/Assets/linguaportuguesa/pdf/rojo.pdf . Acesso em 22.06.13
Nenhum comentário:
Postar um comentário