Esta situação de aprendizagem foi feita
a partir da compilação de atividades executadas pelas componentes do blog em
atividades presenciais, para o curso Melhor Gestão, Melhor Ensino – Formação de
Professores de Língua Portuguesa.
Situação de Aprendizagem :" Meu primeiro Beijo", Antônio Barreto
Tempo previsto: 4 a 6 aulas
Série/Ano: 7ª./8º.
OBJETIVO
- Proporcionar análise crítica e contextual da crônica, bem como a identificação dos elementos da narrativa e a compreensão significativa do texto.
- Desenvolver a competência leitora.
- Competências e habilidades
- Conhecer o gênero crônica e suas características.
- Reconhecer os elementos da narrativa.
- Identificar a finalidade de um texto.
- Inferir informações pressupostas ou subentendidas.
- Localizar informações explícitas e implícitas no texto.
- Comparar, relacionar textos com o mesmo tema, buscando semelhanças e/ou diferenças quanto às ideias e a forma.
Estratégias
- Estratégias de pré-leitura.
- Leitura compartilhada.
- Leitura expressiva.
- Leitura de imagens.
- Dramatização.
- Exposição a situações de discussão coletiva (roda de conversa, debate).
- Uso de outros textos que remetem o conceito do texto trabalhado, assim como músicas e poemas.
- Construir o sentido global do texto,
- Pesquisar informações em diferentes fontes.
- Debater tema proposto pelo texto
- Desenvolver habilidades de comunicação, opinião e argumentação orais,
- Produção de textos narrativos e de opinião.
Recursos
- Cópias dos textos:
- “Meu primeiro beijo “
- "O primeiro beijo“
- Dicionário
- Imagens
- Internet
- DVD do filme “Meu primeiro amor”
- Datashow
Avaliação
Processual :
Se dará por meio de observação da
participação, inferência, relatos dos alunos, posicionamento e argumentação.
ROTEIRO PARA A APLICAÇÃO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Iniciar com a música Beijo Roubado, do grupo Rastapé
Ativação de Conhecimentos Prévios
(roda de conversa)
(roda de conversa)
Quais beijos foram citados na
música?
Você saberia descrever algum
deles?
Existe algum outro beijo que
vocês conheçam e que não foi mencionado na música?
O que o beijo significa em nossa
sociedade?
Com que idade se costuma
despertar o interesse pelo beijo?
O que faz com que beijo seja
especial?
Apresentação do livro "Balada do primeiro amor“
- Antonio Barreto
- Que tipo de beijo acreditam que será abordado?
- Como vocês acham que acontecerão os fatos?
- Leitura do título- "O primeiro beijo"
- Como foi o primeiro beijo de vocês?
- Como foram abordados/ abordaram?
- Onde foi? O que o tornou inesquecível?
- Quem foi o primeiro a ficar sabendo?
- Exibir aos alunos imagens sobre relacionamentos e beijos
- Apresentar as cópias dos texto
Indagação aos alunos
a) O primeiro beijo sempre é bom?
b) Ele tem que ter lugar especial
para acontecer?
c) Tem que ser com alguém
especial?
Após a leitura silenciosa:
O texto correspondeu às
expectativas? Por quê?
Que desfecho era o esperado?
Que parte acharam mais
interessante?
Quais sentimentos foram
provocados pela leitura?
Leitura compartilhada
- Pausada para que haja o levantamento de palavras desconhecidas.
- Essa palavra prejudica a compreensão do texto?
- Que outra palavra poderia substituí-la dentro desse contexto?
- O que faz o menino ser chamado de "cultura inútil"?
- Qual foi a "cantada" passada por ele?
- Existe no texto outro discurso? Qual?
- Considerando o trecho: “as contas do telefone aumentaram, depois diminuíram ... e foi ficando isso.” O que podemos sugerir sobre a relação entre o tempo e a paixão?
Apresentação do filme "Meu primeiro amor"
Leitura feita pelo professor :
"O primeiro beijo" de Clarice Lispector
Comparação de gêneros
- Quais são as semelhanças e diferenças de abordagem do tema entre os gêneros textuais?
- De qual você mais gostou? Por quê?
- Quais são os elementos que chamam mais atenção?
- Existe intertextualidade entre eles? Como ela é estabelecida?
Bibliografia
BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD,
1977. p. 134-6.
Extraído de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22430
ROXO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Extraído de http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Resource/404291,35B/Assets/linguaportuguesa/pdf/rojo.pdf acesso em 21.13.2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário